quinta-feira, 4 de setembro de 2008

07 de setembro: Enquanto alguns comemoram outros gritam!!! Rumo ao Grito dos Excluídos na Baixada Santista, Cubatão 2008

Dia 07 de setembro na cidade de Cubatão, litoral do estado de São Paulo será realizada mais uma edição do Grito dos Excluídos. O tema deste ano é Vida em primeiro lugar com direitos e participação popular!!! Entidades do movimento negro, como a Educafro, o Coletivo de Estudantes Negros e Negras da Baixada Santista e o Fórum Metropolitano de Juventude Negra da Baixada Santista, as Comunidades Eclesiais de Base - CEB´s, o Movimento Inter-Religioso da Baixada Santista e o Movimento Fé e Política, formam a Comissão Organizadora da atividade. A concentração do Grito acontecerá às 9h30min do dia 07 de setembro em frente à Paróquia da N.S. Lapa em Cubatão, na avenida Nove de abril esquina com a Rua São Paulo. Logo na concentração as CEB´s farão uma póstuma homenagem à Irmã Dolores, franciscana e militante das causas sociais, falecida no último dia 30/08 e principal articuladora da atividade na região. O trajeto percorrerá as ruas Nivaldo Duarte dos Santos, Praça da Bíblia, Rua Manoel Jorge, Rua Pedro José Cardoso com término na Praça Princesa Isabel. Segundo informações da Comissão Organizadora, durante a passeata, que terá início às 10h00min, 5 paradas acontecerão para que 5 movimentos sociais façam suas análises sobre 5 assuntos pertinentes ao tema do Grito em 2008.
Na 1º parada, que será na Praça da Bíblia e o Movimento Fé e Política de Santos abordará o tema: Modelo Econômico. A 2º parada será na esquina da Rua Manoel Jorge com Joaquim Miguel Couto e a Educafro abordará o tema: Políticas Compensatórias e Ações Afirmativas. A 3° parada será na esquina com a Armando Sales e os sindicatos abordarão o tema: reforma trabalhista e perda de direitos. A 4º parada será na esquina das ruas Manoel Jorge e Pedro José Cardoso e o Fórum Metropolitano de Juventude Negra abordará o tema: juventude e o genocídio. A 5º parada e última parada será na Praça Princesa Isabel e o Movimento Inter-religioso abordará o tema meio ambiente e questões locais (transporte, verticalização, desenvolvimento sustentável). Na própria Praça haverá um Ato Inter-religioso, com a participação da Igreja Católica Romana, das religiões de Matrizes Africanas e da Igreja Anglicana. Este ato será composto de três momentos: o 1º será um ato penitencial onde teremos a fala do reverendo Leandro da Igreja Anglicana ao som dos atabaques das religiões de matrizes africanas. No 2º momento haverá a partilha da palavra onde cada ministro religioso transmitirá sua mensagem de fé e esperança aos excluídos e no 3º e último momento haverá a comunhão onde será feita a partilha do pão e da solidariedade entre os presentes enquanto o Grupo Cultural Afroketu do Guarujá fará uma apresentação com danças africanas, maculelê e capoeira. Haverá ônibus saindo de Santos, Guarujá e Itanhaém rumo ao evento. Maiores informações pelos tel´s 13 91082833, falar com Julio, 13 97158952 falar com Alessandra e 13 97840298, falar com Sidnei.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

CONVITE



O PROJETO EDUCAFRO REGIONAL BAIXADA SANTISTA E A COMISSÃO ORGANIZADORA DA IV MARCHA NOTURNA BAIXADA SANTISTA “ABOLIÇÃO NÃO CONCLUÍDA: 120 ANOS SEM REPARAÇÕES” COMUNICAM QUE TODOS OS MOVIMENTOS NEGROS, DEMAIS MOVIMENTOS SOCIAIS, ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS, ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS, ENTIDADES DE CLASSE E MORADORES(AS) EM GERAL ESTÃO CONVIDADOS(AS) PARA:

1ª AUDIÊNCIA PÚBLICA – “13 DE MAIO : 120 ANOS SEM REPARAÇÕES : DA FALSA ABOLIÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O POVO NEGRO”
DATA: 26/05/2008 HORÁRIO: 19H30MIN
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE
ENDEREÇO: RUA JACOB EHMERICH 1195
PALESTRANTE: PROF. DR. SÉRGIO NORTE
Doutor em História Social formado pela
Universidade de São Paulo - USP e Pós-Doutorado pela University of Pittsburgh, U.P., Estados Unidos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

IV MARCHA NOTURNA BAIXADA SANTISTA“ABOLIÇÃO NÃO CONCLUÍDA: 120 ANOS SEM REPARAÇÕES”

IV MARCHA NOTURNA BAIXADA SANTISTA“ABOLIÇÃO NÃO CONCLUÍDA: 120 ANOS SEM REPARAÇÕES”
12 DE MAIO DE 2008
CONCENTRAÇÃO ÀS 18 H30MIN ESQUINA DAS AVENIDAS RANGEL PESTANA COM A AVENIDA ANA COSTA EM SANTOS/SP
TRAJETO: TODA A EXTENSÃO DA AVENIDA ANA COSTA
13 DE MAIO
A lei áurea é uma farsa! Na prática, quando a lei foi assinada, aproximadamente 5% do povo negro vivia ainda sob regime de escravidão., ou seja nós negros e negras conseguimos a libertação através dos próprios esforços!
REPARAÇÕES
Nós, negros e negras brasileiros (as) exigimos que o Estado Brasileiro assuma compromissos públicos de gestões políticas para realizar REPARAÇÕES HISTÓRICAS aos negros e negras do Brasil decorrente QUATRO SÉCULOS de exploração e genocídio provocados pelo sistema da escravidão negra no país chamado Brasil.
A REPARAÇÃO HISTÓRICA não deve ser confundida nem com a Titulação de Terras dos quilombolas (direito real pré-existente decorrente da posse/ocupação já declarado na CF/88 e reconhecido pelo Código Civil) nem se confunde com ações afirmativas que deverá regular e garantir direitos atuais de inclusão e de Igualdade de Tratamento e de Oportunidades, direitos decorrentes do dia a dia no exercício da cidadania (não ser discriminado). Também não deve ser vista como simples “compensação”.
As REPARAÇÕES têm outro conceito, pois nasce da reflexão dos fatos que marcaram a história da população negra no nosso país e pelo reconhecimento das lesões históricas cometidas pelo Estado brasileiro, durante o período escravagista, decorrentes de crimes de lesa-humanidade, já reconhecidos pela ONU dentre outros organismos internacionais.
As lesões históricas ainda hoje produzem desigualdade e mantêm excluídos milhões de afrobrasileiros(as), visto que o período de escravidão, ou sejam durante mais de três séculos, apropriou-se indebitamente do trabalho escravo de milhões de negros e negras.
Vale ressaltar que após a assinatura da Lei Áurea o Estado Brasileiro não desenvolveu ações de inclusão da população negra na sociedade, ao contrário, criou novos mecanismos de exclusão e empobrecimento.

POR QUE MARCHAMOS?
Marchamos para afirmar a nossa indignação perante um Estado incapaz de garantir os direitos de mais da metade da população brasileira. Um Estado que durante 508 anos vem perpetuando a nossa exclusão. Em 2008, completam-se 120 anos de uma abolição não-concluída em que os índices de desemprego, subemprego, analfabetismo, repetência escolar, morte precoce, baixa representatividade política, dentre outros, são maiores entre os(as) negros(as). Sim, 120 anos se passaram e o que mudou se deve a luta do povo negro que resiste e cria alternativas para solucionar e superar obstáculos herdados da história da escravidão. Tudo isto demonstra a fragilidade e a incompetência de um Estado que se beneficiou com o trabalho escravo e não se preocupou em reparar os danos causados pelos séculos de sucessivos massacres e injustiças contra o povo negro..Convocamos todos os movimentos sociais a somar nessa marcha!
POR QUE ESTE TRAJETO?
O Quilombo do Pai Felipe, foi um quilombo junto à encosta do Monte Serrat, na parte interna da atual CET. O Rei Batuqueiro, como era conhecido liderava os negros fugidos do Engenho Nossa Senhora das Neves, situado em terras continentais. Inicialmente, ele se fixou no Quilombo do Jabaquara com seus companheiros. Como Pai Felipe não quis se submeter a Quintino de Lacerda, foi para o sopé do Monte Serrat. É de lá que começaremos a nossa marcha rumo ao bairro mais nobre de Santos que ouvirá a onda negra que reivindica por uma sociedade anti-racista, justa e igualitária. Êa povo negro!!!
EDUCAFRO
A Educafro – Educação e Cidadania de Afrobrasileiros(as) e Carentes – é uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários que atende jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente afrobrasileiros(as), que tem por objetivo ingressar no ensino superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos. Os cursinhos (núcleos) são organizados por voluntários que o coordenam e lecionam as diversas disciplinas.
QUAL É A NOSSA MISSÃO?
A Educafro tem a missão de promover a inclusão da população afrobrasileiro(a) e de baixa renda nas universidades públicas ou particulares com bolsa de estudos além de praticar e disseminar a defesa dos direitos humanos e combater a discriminação étnica e o racismo.
COMO PARTICIPAR?
Não perca tempo! Jovens, adultos, mulheres, idosos, portadores de deficiência, pai ou mãe de família que sonham em continuar os estudos, todos têm espaço na Educafro. Você que é professor/a ou profissional liberal e quer ser voluntário/a de nosso trabalho, as portas estão abertas para você também! Compareça no núcleo mais próximo da sua residência ou trabalho e converse com os coordenadores. Há doze núcleos na Baixada Santista, veja abaixo neste blog.
ORGANIZAÇÃO: EDUCAFRO BAIXADA SANTISTA
Contato: palmares2008@gmail.com
Blog: httpp://educafrobaixadasp.blogspot.com/

ENDEREÇOS DOS 11 NÚCLEOS DA EDUCAFRO NA BAIXADA

ENDEREÇOS DOS 11 NÚCLEOS DA EDUCAFRO NA BAIXADA

1.Núcleo Educafro Cubatão: ( aos sábados na Escola Ary de Oliveira Garcia)
End.: Rio de Janeiro 620 - Vila Nova – Cubatão/SP
Contato: carlakilvia.silva@bol.com.br / neninha.n@hotmail.com
Tel. 3372-8166 e/ou 81120308, falar com Carla Kátia e Carla Kilvia

2. Núcleo Educafro Maria Dolores - Ex Parque das Bandeiras (aos domingos na EMEF "Pref. Jorge Bierrembach Senra")
End. Rua Luiz Ferreira Morgado, nº 1783 - Jardim Rio Branco São Vicente/SP
Contato : educafroparque@gmail.com / aless_gon@yahoo.com.br
Tel. 3566-1248 e/ou 9715-8952, falar com Alessandra ou Adão

3. Núcleo Educafro Quilombo Pai Felipe (aos sábados na EE Visconde de São Leopoldo)
End. Rua Silva Jardim, nº. 300, Macuco, Santos/SP

4. Núcleo Educafro Valongo (aos sábados na Igreja do Valongo)
End: Largo Marquês de Monte Alegre, nº 12 ,Valongo , Santos/SP
Contato: educafrovalongo@gmail.com / palmares2008@gmail.com
Tel. 34684650 e 97169466 (Ana Maria) / 91082833 (Júlio)

5. Núcleo Educafro Vila Margarida (aos domingos na Escola EEF Lúcio Martins Rodrigues )
End. Rua Odair Muller, s/n , Vila Margarida, São Vicente/SP
Contato: educafrovilamargarida@gmail.com / jorgeducafro@hotmail.com
Tel. 3463-2933 e 9701-7639 , falar com Jorge

6. Núcleo Zumbi dos Palmares (aos sábados na Biblioteca Municipal Geraldo Ferraz)
End. Rua Maranhão, s/n, Vila Alice, Guarujá/SP
Contato: adrianameyran@gmail.com / adrianameyran@yahoo.com.br
Tel. 88098840, falar com Sônia

7. Núcleo Educafro Dandara (aos domingos no Colégio Prof. Paulo de Arruda Penteado)
Rua Quatorze S/Nº - Humaitá – São Vicente/SP
Tel. 3406-2176 / 9155-2063 (Nathália) e 9713-7918 (Roberta)
E-mail: educafrodandara@gmail.com / belenfermagem@gmail.com

8. Núcleo Educafro NEIAB /Unaerp ( aos sábados na UNAERP)
Avenida Dom Pedro I, 3.300 Enseada, Guarujá/SP
Contato: mcareno@uol.com.br / dina.art@hotmail.com
Tel. 9711 8577 (Mary) e 9715 8552 (Enedina)

9. Núcleo Educafro Kalunga (aos sábados na Sede do Jepom)
Rua Manoel de Abreu nº. 584 - Cidade Náutica – São Vicente/SP
Contato: educafrokalungasv@hotmail.com / deni_barreto@ig.com.br
Tel. 3223-6065 / 9147-8087 (Valdenir) e 3461-3954 (Sede do Jepom)

10. Núcleo Boqueirão Praia Grande (aos sábados na E.M. Roberto Dias)
End: Rua Duque de Caxias nº. 999, Boqueirão, Praia Grande/SP
Contato: dami.petrucci@ig.com.br / cleusiles@yahoo.com.br
Tel: 3596-3896 e 8121-2004 , falar com Cleudinaldo ou Damiane

11. Núcleo Educafro Itanhaém Coração de Estudante (sábados no E.E. Benedito Calixto)
End. : Av. Rui Barbosa nº. 180 – Centro – Itanhaém/SP
Tel. 3426-0273 / 3426-4031, falar com Carlos Bruno