quinta-feira, 4 de setembro de 2008

07 de setembro: Enquanto alguns comemoram outros gritam!!! Rumo ao Grito dos Excluídos na Baixada Santista, Cubatão 2008

Dia 07 de setembro na cidade de Cubatão, litoral do estado de São Paulo será realizada mais uma edição do Grito dos Excluídos. O tema deste ano é Vida em primeiro lugar com direitos e participação popular!!! Entidades do movimento negro, como a Educafro, o Coletivo de Estudantes Negros e Negras da Baixada Santista e o Fórum Metropolitano de Juventude Negra da Baixada Santista, as Comunidades Eclesiais de Base - CEB´s, o Movimento Inter-Religioso da Baixada Santista e o Movimento Fé e Política, formam a Comissão Organizadora da atividade. A concentração do Grito acontecerá às 9h30min do dia 07 de setembro em frente à Paróquia da N.S. Lapa em Cubatão, na avenida Nove de abril esquina com a Rua São Paulo. Logo na concentração as CEB´s farão uma póstuma homenagem à Irmã Dolores, franciscana e militante das causas sociais, falecida no último dia 30/08 e principal articuladora da atividade na região. O trajeto percorrerá as ruas Nivaldo Duarte dos Santos, Praça da Bíblia, Rua Manoel Jorge, Rua Pedro José Cardoso com término na Praça Princesa Isabel. Segundo informações da Comissão Organizadora, durante a passeata, que terá início às 10h00min, 5 paradas acontecerão para que 5 movimentos sociais façam suas análises sobre 5 assuntos pertinentes ao tema do Grito em 2008.
Na 1º parada, que será na Praça da Bíblia e o Movimento Fé e Política de Santos abordará o tema: Modelo Econômico. A 2º parada será na esquina da Rua Manoel Jorge com Joaquim Miguel Couto e a Educafro abordará o tema: Políticas Compensatórias e Ações Afirmativas. A 3° parada será na esquina com a Armando Sales e os sindicatos abordarão o tema: reforma trabalhista e perda de direitos. A 4º parada será na esquina das ruas Manoel Jorge e Pedro José Cardoso e o Fórum Metropolitano de Juventude Negra abordará o tema: juventude e o genocídio. A 5º parada e última parada será na Praça Princesa Isabel e o Movimento Inter-religioso abordará o tema meio ambiente e questões locais (transporte, verticalização, desenvolvimento sustentável). Na própria Praça haverá um Ato Inter-religioso, com a participação da Igreja Católica Romana, das religiões de Matrizes Africanas e da Igreja Anglicana. Este ato será composto de três momentos: o 1º será um ato penitencial onde teremos a fala do reverendo Leandro da Igreja Anglicana ao som dos atabaques das religiões de matrizes africanas. No 2º momento haverá a partilha da palavra onde cada ministro religioso transmitirá sua mensagem de fé e esperança aos excluídos e no 3º e último momento haverá a comunhão onde será feita a partilha do pão e da solidariedade entre os presentes enquanto o Grupo Cultural Afroketu do Guarujá fará uma apresentação com danças africanas, maculelê e capoeira. Haverá ônibus saindo de Santos, Guarujá e Itanhaém rumo ao evento. Maiores informações pelos tel´s 13 91082833, falar com Julio, 13 97158952 falar com Alessandra e 13 97840298, falar com Sidnei.