sábado, 30 de maio de 2009

PRÉ-CONFERÊNCIA DE IGUALDADE RACIAL - RELATÓRIO RESUMIDO FINAL

Propostas aprovadas no Grupo de Trabalho EDUCAÇÃO:

Educação 1: Divulgação o funcionamento dos Conselhos Escolares com o objetivo de estimular a participação da comunidade na escola.

Educação 2: Fiscalização da implementação da lei 10.639/03 nas escolas e universidades.

Educação 3 : Exigir maior qualidade de ensino em todas as esferas da educação.

Educação 4: Trabalhar dentro das escolas A reflexão a respeito violência, ressaltando a violência sofrida pelos afrodescendentes bem como a subjetividade de cada aluno/família/comunidade.

Educação 5: Aumentar a oferta de capacitação para professores das escolas públicas, melhorando sua estrutura de trabalho.

Educação 6: Trabalhar a lei 10.639/03 de forma mais dinâmica, através de projetos que atinjam a comunidade interna e externa à escola.

Educação 7: Priorizar as comunidades com maior incidência de carentes e afrodescendentes na implantação de atividades culturais e na criação de meios para que essa população acesse os bens culturais.

Educação 8: Exigir a formação de equipe multidisplinar como assistentes sociais e psicólogos para trabalharem dentro das escolas visando maior atenção aos alunos.

Educação 9: Isentar alunos de escolas públicas e universidades da taxa de transporte coletivo.

Educação 10: Exigir a destinação de parcela da verba do Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação para a implementação da lei.10639/03.


Propostas aprovadas no Grupo de Trabalho GÊNERO:

Gênero 1 - Criação de uma central de atendimento vinte e quatro horas ou um posto de atendimento dentro da própria delegacia com funcionários devidamente treinados pra este atendimento.

Gênero 2 - Moção de repúdio a respeito da colocação preconceituosa da estilista Glória Coelho que dizia ““A Cota pode interferir na obra do estilista. Nosso trabalho é arte, algo que tem que dar emoção para o nosso grupo, para as pessoas que se identificam com a gente. Na Fashion Week já tem muito negro costurando, fazendo modelagem, muitos com mãosde ouro, fazendo coisas lindas; tem negros assistentes,vendedoras. Por que tem que estar na passarela?”. Uma colocação racista e que merece nosso repúdio registrado nos autos da Pré-conferencia de Igualdade Racial da Educafro Baixada Santista.

Gênero 3 - Campanha homem solidário para mulheres vítimas de violência.

Gênero 4 - Campanha de orientação sexual dentro das escolas para crianças.

Gênero 5 - Funcionamento na mesma delegacia de mulher com atendimento multidisciplinar com psicólogos e assistentes sociais.

Gênero 6 - Política de geração de renda para mulheres, prioritariamente negra e vítimas de violências (étnico-racial).

Gênero 7 - Atendimento psicológico para crianças cujas mães são vitimas de violência.



Propostas aprovadas no Grupo de Trabalho JUVENTUDE:

Juventude 1 – Criar um centro cultural regional afro, com bibliografias africanas e afro-brasileiras, com espaço para apresentações teatrais, debates, formações, oficinas, shows e eventos. Este espaço seria criado e mantido com recursos das secretarias de cultura e justiça e defesa da cidadania das 9 cidades da região metropolitana da Baixada Santista como uma forma de reparação pela tentativa de aculturação do povo negro e destruição da identidade do povo negro no Brasil. Sua gestão seria uma parceria entre os movimentos negros e governos locais.

Juventude 2 – Criar um grupo aos moldes de força-tarefa para trabalhar junto à Prefeitura de São Vicente/SP e Governo do Estado de São Paulo na revitalização e manutenção do Museu dos Escravos na cidade e São Vicente. Menção honrosa especial ao ‘Seu Diogo da Casa de Angola’ por serviços prestados a comunidade negra nacional e internacional.

Juventude 3 – Realizar parcerias com as secretarias municipais de cultura para promoção de bate-papo com personalidades negras de relevância local, estadual, nacional e internacional com a finalidade de disseminar o ideal e resistência da comunidade negra em terras brasileiras.

Juventude 4 – Realizar campanhas em parcerias com os governos municipais, estaduais e nacional que visem combater o genocídio da juventude negra.




Propostas aprovadas na PLENÁRIA FINAL:


Plenária 1 – Pela anexação do Relatório Final do ENJUNE – Encontro Nacional de Juventude Negra, realizado na Bahia no ano de 2007 ao Relatório Final da II CONAPIR.

Plenária 2 – Pela criação de um Plano plurianual de Igualdade Racial na Região Metropolitana da Baixada Santista.































Coordenação Executiva Regional Educafro Baixada Santista
Núcleos co-irmãos presentes
Alunos, professores, militantes, simpatizantes e demais cidadãos presentes.


Cubatão, 26 de abril de 2009.

domingo, 24 de maio de 2009

Regional Baixada Santista da Educafro se reuniu em São Vicente

Da Executiva

Alunos, professores, coordenadores e militantes da Educafro Regional Baixada Santista reuniram-se neste domingo, 24 de maio, em sua reunião geral ordinária do mês de maio para discutirem assuntos pertinentes ao projeto e à região.
As reuniões mensais da Educafro Baixada Santista agora acontecem de forma itinerante valorizando os núcleos e as cidades que compõem a Regional sempre respeitando a decisão da plenária da reunião mensal do mês anterior sobre qual núcleo ‘receberá’ a Família Educafro no mês seguinte.
Nesta manhã quente de outono, cerca de 80 pessoas participaram da reunião do mês de maio da Educafro que aconteceu em São Vicente nas dependências do Núcleo Educafro Dandara que fica no bairro do Humaitá.
A reunião contou com a palestra de Michel Carvalho da Silva, jornalista e voluntário da Educafro que falou sobre “Os Meios de Comunicação irão naturalmente abrir espaço para a igualdade étnica ou cabe à comunidade pressionar por mudanças?”. Este tema é um dos 10 temas e cidadania da Educafro para o ano de 2009, tema que Michel palestrou com maestria e que por uma hora e meia demonstrou o papel importante da comunicação na construção do conhecimento, da opinião e da formação social. Após a palestra foi discutida extensa pauta com assuntos pertinentes ao projeto destacando-se a importante palestra que acontecerá em Cubatão no dia 13/06 do Juiz federal Dr. William Douglas, voluntário da Educafro, com tema “Como passar em Vestibular e Concursos públicos”. Foi feita também uma avaliação crítica da V Marcha Noturna Baixada Santista: Cotas Raciais, uma questão de cidadania, atividade organizada pela Regional Educafro Baixada Santista e que aconteceu no ultimo dia 12 de maio. Diversidade cultural representada nas várias manifestações de grupos co-irmãos presentes no ato, intensa presença dos núcleos, presença do prefeito local e maturidade política foram os pontos altos da avaliação. Necessidade de uma maior presença de público ‘extra-educafro’, horário do evento e mobilização foram os pontos mais criticados pelos presentes sobre a organização da Marcha.

Conferência Regional da Igualdade Racial

No dia 31 de maio na cidade de Santos acontecerá a II Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial da Baixada Santista. A Regional Baixada Santista, que já realizou uma Pré-Conferência na reunião geral do mês de Abril estará presente nesta etapa regional. Foi informado na reunião que a Educafro esteve presente nas reuniões da Comissão Organizadora e faz parte da Equipe que no dia do evento será a responsável relatoria da Conferência. O Fórum de Juventude Negra da Baixada Santista e a Associação Cultural Afroketu são parceiras da Educafro nesta Conferencia e também estarão presentes no dia 31/05/2009.

Reunião de junho

Família Educafro Baixada Santista se reunirá novamente em São Vicente no mês de junho, porém visitando agora o Núcleo Kalunga no bairro da Cidade Náutica. A reunião acontecerá no dia 27 de junho, a partir das 14h00min.

Link da Materia sobre a Marcha Noturna



Segue o link da TV Tribuna com a materia sobre a Marcha:

http://www.tvtribuna.com/videos/?video=23504

Caso alguém tenha alguma foto da atividade, materia,ou alguma outra informação sobre a Marcha favor enviar para o email: marchanoturnabaixada@gmail.com.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora.

sábado, 23 de maio de 2009

Convocação Reuniao Geral da Baixada dia 24/05/2009


CONVOCAÇÃO

Reunião Geral Educafro Baixada Santista


Data: 24 de maio de 2009 (domingo)
Local : Núcleo Educafro Humaitá Dandara (EMEF Ayrton Senna da Silva - CAIC)
Endereço: Rua Maria Rita Brito Lopes, s/nº – Humaitá – São Vicente/SP
Informações de como chegar pelos tels 91552063 (Nathália) e 32992324 (Felipe)

Horários das atividades
9h00min : Acolhida e café da manhã
9h30min : Palestra e debate
11h00min: Discussão da pauta da reunião

Pauta da Reunião

1. Informes da Sede Nacional
2. Marcha Noturna Educafro Baixada – Avaliação
3. Miscelânea Cultural
4. Mobilização para a Conferência Regional da Igualdade Racial
5. William Douglas - 13/06
6. Assuntos gerais
7. Data e eleição do próximo município/núcleo a receber a Reunião Geral Educafro Baixada

Maiores informações

Adão 13 35661248 dandaosg@yahoo.com.br
Alessandra 13 97158952 aless_gon@yahoo.com.br
Jorge 13 97017639 jorgeducafro@hotmail.com
Júlio 13 88050095 / 81398175 tumbiarenago@gmail.com
Kelli 13 91416480 kssm21@hotmail.com
Valdenir 13 91478097 deni_barreto@ig.com.br


Coordenação Executiva Regional
Projeto Educafro Baixada Santista
" ...fazendo a diferença...."
Acessem o blog da Educafro Baixada: http://educafrobaixadasp.blogspot.com
e os grupos de discussão virtual na internet: http://br.groups.yahoo.com/group/educafrobaixada e http://br.groups.yahoo.com/group/educafrobolsistasbaixadasantista .

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Marcha Noturna Baixada : Cotas raciais, uma questão de cidadania!!!!


A primeira cidade do Brasil presenciou a onda negra!!! Capoeiristas e jongueiros da Rede Anca Capoeira de São Vicente, rappers nacionais e internacionais do grupos Artigo 12, Tarja Preta entre outros, militantes do movimento negro, alunos da rede de pré-vestibulares Educafro, ritmistas de escola de samba Imperatriz da Ilha, o prefeito em exercício e até os transeuntes vicentinos testemunharam os gritos de ordem e manifesto de um povo que não se cala diante das dificuldades, das desigualdades e da covardia racial.
Aproximadamente trezentas pessoas acompanharam pelas ruas do centro de São Vicente a 5ª edição da Marcha Noturna Baixada Santista. O tema da marcha era Cotas raciais, uma questão de cidadania!!!!
Faixas com dizeres em alusão A vela na mão e as roupas pretas foram a tônica da Marcha que contou com a organização e presença maciça dos integrantes da Regional Educafro Baixada Santista. A Regional conta com 10 núcleos situados nas cidades de Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande e que na Marcha se fizeram presentes. Cada cidade contou, ainda, com uma caracterização extra que era a cor de bandana acompanhando as cores da África. A Comissão Organizadora desta 5ª edição da Marcha Noturna utilizou como temário as cotas raciais, aliás que estão em um estranho “vai-não-vai” lá no Congresso. Destaque para a presença do Prefeito em exercício de São Vicente litoral de São , Senhor Rogério Barreto Alves, que demonstrou o respeito que o poder público local possui para com manifestações político-sociais reivindicatórias, desde que pacíficas, legítimas e verdadeiras. Uma grande queima de fogos ao lado de um ato cultural fortíssimo realizado pela Associação Cultural Afro Ketu do Guarujá encerraram aquela que segundo os presentes e participantes assíduos do Projeto Educafro foi a marcha mais importante das 5 edições que houveram o evento na Baixada.
O povo negro agradece e a Educafro mais uma vez deixou seu recado ratificando seu posicionamento de protagonista de sua história. 13 de maio é reflexão, não libertou ninguém e não é motivo a Educafro está de parabéns!!!
A Comissão Organizadora realizará reunião de avaliação no dia 24 de maio, dia da Reunião Geral da Educafro Baixada. A expectativa que um dos desdobramentos da Marcha seja a chamada de uma audiência pública sobre Cotas em um dos municípios – sede de núcleo na Baixada Santista, vamos aguardar!!!!
Axé!!!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

MARCHA NOTURNA 2009... PELA QUINTA VEZ NAS RUAS DA BAIXADA!!!



Pela quinta vez na Baixada Santista realizaremos no dia 12 de maio de 2009 a V Marcha Noturna “Cotas Raciais: Uma questão de cidadania!!!”
A Marcha Noturna “Cotas Raciais: Uma questão de cidadania!!!” consiste em uma marcha-protesto de natureza pacífica organizada pelo Projeto Educafro Baixada Santista. O tema deste ano são as polêmicas cotas raciais. As equivocadas e desinformadas reações contrárias ao projeto de implementação das cotas raciais nas universidades públicas brasileiras nada mais são do que o reflexo de um país racista que camufla o preconceito e a forma velada de resistência às reparações para uma parcela da população que vem sendo marginalizada desde a falsa abolição da escravatura. A Comissão Organizadora (foto abaixo) vem se reunindo todos os sábados nas dependências do Núcleo Educafro Santos Valongo, na igreja do Valongo, para encaminhar os procedimentos necessários para que a atividade ocorra da melhor forma possível.



Em 2009, a Marcha Noturna acontecerá em São Vicente no dia 12 de maio com concentração às 19h00min na Praça do Correio seguindo pelas Ruas João Ramalho, Tibiriçá, Frei Gaspar, Martim Afonso finalizando nas praças 22 de janeiro e Tom Jobim com uma intervenção cultural. Haverá uma parada em frente à Prefeitura Municipal de São Vicente onde haverá uma fala sobre ações afirmativas. Durante a intervenção cultural o microfone estara aberto para falas de protesto de ativistas e militantes do movimento negro. Informações no email da Marcha : marchanoturnabaixada@gmail.com e pelos seguintes telefones:
 13 97017639 – falar com Jorge;
 13 91478097 – falar com Valdenir;
 13 88050095 / 81398175 – com Júlio;
 13 97158952 – com Alessandra.

A Educafro – Educação e Cidadania de Afrobrasileiros(as) e Carentes – é uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários que atende jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente afrobrasileiros(as), que tem por objetivo ingressar no ensino superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos. Os cursinhos (núcleos) são organizados por voluntários que o coordenam e lecionam as diversas disciplinas.
Axé!!!!