Este é o blog do Projeto Educafro Regional Baixada Santista. A atual Coordenação Executiva Regional é composta por 3 voluntários que intermediam as ações dos 7 núcleos do pré-vestibular comunitário da Regional Baixada Santista com a Sede Nacional da Educafro localizada na capital paulista. Seja bem vindo/a!!!
domingo, 9 de agosto de 2009
Formação de professores de áreas quilombolas
O Ministério da Educação - MEC, por intermédio, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE – convocam, para assistência financeira suplementar, as Instituições Públicas de Ensino Superior e Entidades de Direito Privado Sem Fins Lucrativos a apresentarem projetos educacionais de formação continuada de professores e elaboração de material didático específico para alunos e professores da educação básica nas áreas de remanescentes de quilombos.
....
3.2 – Para a formação continuada de professores e produção do material didático para as comunidades remanescentes de quilombos, a instituição deve ter como referência, entre outros pertinentes às bases filosóficas e pedagógicas, os princípios:
a. da igualdade básica da pessoa humana como sujeito de direito;
b. da compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos etnicorraciais distintos, que possuem cultura e história próprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nação brasileira, sua história;
c. do conhecimento e à valorização da história dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na construção histórica e cultural brasileira;
d. da desconstrução de estereótipos, por meio de questionamentos e análises críticas, objetivando eliminar conceitos, idéias, comportamentos veiculados pela ideologia do branqueamento e pelo mito da democracia racial;
e. do diálogo, via fundamental para entendimento entre diferentes, com a finalidade de negociações, tendo em vista objetivos comuns, visando a uma sociedade justa.
......
5. Poderão ser apoiados:
a ) Projetos de curso de formação continuada para professores da educação básica do sistema estadual e municipal de ensino nas comunidades de remanescentes de quilombos, nas seguintes modalidades:
-Extensão, com carga horária mínima de 80h;
-Aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h;
-Especialização, com carga horária de 360h.
EDITAL COMPLETO:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/edital_quilombola.pdf
(Fonte da noticia: http://www.irohin.org.br/onl/new.php?sec=news&id=4651)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário