quinta-feira, 14 de maio de 2009

Marcha Noturna Baixada : Cotas raciais, uma questão de cidadania!!!!


A primeira cidade do Brasil presenciou a onda negra!!! Capoeiristas e jongueiros da Rede Anca Capoeira de São Vicente, rappers nacionais e internacionais do grupos Artigo 12, Tarja Preta entre outros, militantes do movimento negro, alunos da rede de pré-vestibulares Educafro, ritmistas de escola de samba Imperatriz da Ilha, o prefeito em exercício e até os transeuntes vicentinos testemunharam os gritos de ordem e manifesto de um povo que não se cala diante das dificuldades, das desigualdades e da covardia racial.
Aproximadamente trezentas pessoas acompanharam pelas ruas do centro de São Vicente a 5ª edição da Marcha Noturna Baixada Santista. O tema da marcha era Cotas raciais, uma questão de cidadania!!!!
Faixas com dizeres em alusão A vela na mão e as roupas pretas foram a tônica da Marcha que contou com a organização e presença maciça dos integrantes da Regional Educafro Baixada Santista. A Regional conta com 10 núcleos situados nas cidades de Cubatão, Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande e que na Marcha se fizeram presentes. Cada cidade contou, ainda, com uma caracterização extra que era a cor de bandana acompanhando as cores da África. A Comissão Organizadora desta 5ª edição da Marcha Noturna utilizou como temário as cotas raciais, aliás que estão em um estranho “vai-não-vai” lá no Congresso. Destaque para a presença do Prefeito em exercício de São Vicente litoral de São , Senhor Rogério Barreto Alves, que demonstrou o respeito que o poder público local possui para com manifestações político-sociais reivindicatórias, desde que pacíficas, legítimas e verdadeiras. Uma grande queima de fogos ao lado de um ato cultural fortíssimo realizado pela Associação Cultural Afro Ketu do Guarujá encerraram aquela que segundo os presentes e participantes assíduos do Projeto Educafro foi a marcha mais importante das 5 edições que houveram o evento na Baixada.
O povo negro agradece e a Educafro mais uma vez deixou seu recado ratificando seu posicionamento de protagonista de sua história. 13 de maio é reflexão, não libertou ninguém e não é motivo a Educafro está de parabéns!!!
A Comissão Organizadora realizará reunião de avaliação no dia 24 de maio, dia da Reunião Geral da Educafro Baixada. A expectativa que um dos desdobramentos da Marcha seja a chamada de uma audiência pública sobre Cotas em um dos municípios – sede de núcleo na Baixada Santista, vamos aguardar!!!!
Axé!!!

Nenhum comentário: