domingo, 24 de maio de 2009

Regional Baixada Santista da Educafro se reuniu em São Vicente

Da Executiva

Alunos, professores, coordenadores e militantes da Educafro Regional Baixada Santista reuniram-se neste domingo, 24 de maio, em sua reunião geral ordinária do mês de maio para discutirem assuntos pertinentes ao projeto e à região.
As reuniões mensais da Educafro Baixada Santista agora acontecem de forma itinerante valorizando os núcleos e as cidades que compõem a Regional sempre respeitando a decisão da plenária da reunião mensal do mês anterior sobre qual núcleo ‘receberá’ a Família Educafro no mês seguinte.
Nesta manhã quente de outono, cerca de 80 pessoas participaram da reunião do mês de maio da Educafro que aconteceu em São Vicente nas dependências do Núcleo Educafro Dandara que fica no bairro do Humaitá.
A reunião contou com a palestra de Michel Carvalho da Silva, jornalista e voluntário da Educafro que falou sobre “Os Meios de Comunicação irão naturalmente abrir espaço para a igualdade étnica ou cabe à comunidade pressionar por mudanças?”. Este tema é um dos 10 temas e cidadania da Educafro para o ano de 2009, tema que Michel palestrou com maestria e que por uma hora e meia demonstrou o papel importante da comunicação na construção do conhecimento, da opinião e da formação social. Após a palestra foi discutida extensa pauta com assuntos pertinentes ao projeto destacando-se a importante palestra que acontecerá em Cubatão no dia 13/06 do Juiz federal Dr. William Douglas, voluntário da Educafro, com tema “Como passar em Vestibular e Concursos públicos”. Foi feita também uma avaliação crítica da V Marcha Noturna Baixada Santista: Cotas Raciais, uma questão de cidadania, atividade organizada pela Regional Educafro Baixada Santista e que aconteceu no ultimo dia 12 de maio. Diversidade cultural representada nas várias manifestações de grupos co-irmãos presentes no ato, intensa presença dos núcleos, presença do prefeito local e maturidade política foram os pontos altos da avaliação. Necessidade de uma maior presença de público ‘extra-educafro’, horário do evento e mobilização foram os pontos mais criticados pelos presentes sobre a organização da Marcha.

Conferência Regional da Igualdade Racial

No dia 31 de maio na cidade de Santos acontecerá a II Conferência Regional da Promoção da Igualdade Racial da Baixada Santista. A Regional Baixada Santista, que já realizou uma Pré-Conferência na reunião geral do mês de Abril estará presente nesta etapa regional. Foi informado na reunião que a Educafro esteve presente nas reuniões da Comissão Organizadora e faz parte da Equipe que no dia do evento será a responsável relatoria da Conferência. O Fórum de Juventude Negra da Baixada Santista e a Associação Cultural Afroketu são parceiras da Educafro nesta Conferencia e também estarão presentes no dia 31/05/2009.

Reunião de junho

Família Educafro Baixada Santista se reunirá novamente em São Vicente no mês de junho, porém visitando agora o Núcleo Kalunga no bairro da Cidade Náutica. A reunião acontecerá no dia 27 de junho, a partir das 14h00min.

Nenhum comentário: