sábado, 12 de dezembro de 2009

Informe 003/2009 - Vestibular de Cidadania Educafro Regional Baixada Santista

Santos, 11 de dezembro de 2009.

Coordenadores/as e demais integrantes dos Núcleos da Educafro Regional Baixada Santista

Chama-se “Vestibular de Cidadania” o conjunto de processos que visam avaliar o perfil dos postulantes a bolsas na Educafro em relação à Cidadania. Este processo engloba:

a) Avaliação de Conhecimentos Teóricos de Cidadania (Prova Teórica);
b) Avaliação da Ação Afirmativa/Prática de Cidadania do (a) educafricano(a) (Nota de Ação Afirmativa);
c) Avaliação do perfil do (a) educafricano (a) realizada pela Coordenação do Núcleo (Nota da Coordenação);

A Avaliação de Conhecimentos Teóricos de Cidadania , mais conhecida como Prova Teórica, é a 1ª parte do Vestibular de Cidadania e acontecerá neste domingo, dia 13/12/2009 às 9h00min no Núcleo Educafro Vila Margarida que fica na Rua Odair Muller de Azevedo Marques nº 434 – EMEF Profº Lúcio Martins Rodrigues.
Todos os alunos dos 9 núcleos da Regional Baixada Santista, independente de estarem concorrendo à bolsa de estudos ou não, e com qualquer tempo de núcleo, deverão prestar a prova que testará os conhecimentos adquiridos durante as aulas de cultura e cidadania.
Lembrando que os demais integrantes do Projeto que prestarão a prova deverão se enquadrar aos critérios estabelecidos neste informe.
Seguem algumas informações de como chegar até o local da prova:

Opção 1 (descer na rotatória da Avenida Nações Unidas)
É só embarcar em qualquer linha Intermunicipal com destino à Área Continental de São Vicente (Parque das Bandeiras, Rio Branco, Humaitá e Gleba II). Estas linhas passam tanto no centro de Santos (Rua João Pessoa), quanto na Praia de Santos (Avenida da Praia). Em caso de se estar em São Vicente, é só embarcar em qualquer van que vá para a área continental (Parque das Bandeiras, Rio Branco, Humaitá e Gleba II).
Lembrando que aqueles que forem se utilizar destas linhas devem descer na rotatória da Avenida Nações Unidas , já no bairro da Vila Margarida , logo depois do Viaduto Mário Covas - viaduto este que passa sob a Rodovia dos Imigrantes - , peça ao motorista para descer na 1ª rotatória. Assim que descer, atravesse a Avenida Nações Unidas para o seu lado esquerdo e caminhe aproximadamente três quadras para dentro do bairro e na quarta rua paralela à Avenida Nações Unidas você estará na Rua Odair Muller de Azevedo Marques nº 434 – EMEF Prof. º Lúcio Martins Rodrigues.

Opção 2 (ônibus intermunicipal que desce mais próximo à escola)
É só embarcar na linha intermunicipal 09 que passa na avenida Ana Costa em Santos e segue sentido Praia de Santos – São Vicente.
Ou então embarcar na linha intermunicipal 10 que passa na avenida Ana Costa em Santos sentido Centro de Santos e segue pela Rua João Pessoa, com destino à São Vicente .
Quem se utilizar destas linhas deve pedir para descer no Ponto do Supermercado Atalaia (Rua Odair Muller de Azevedo Marques, que é a mesma da EMEF Lúcio Martins Rodrigues, e já estará próximo à escola).
Qualquer dúvida em relação à itinerário, liguem para (13) 97017639, falar com Jorge.

Orientações gerais sobre a Prova Teórica de Cidadania

07h40: Chegada da equipe de aplicação da prova de cidadania que tomará todas as providências necessárias para o bom andamento dos trabalhos.
08h00: Abertura dos portões para condução dos alunos e demais integrantes da Educafro Regional Baixada Santista que prestarão a Prova Teórica de Cidadania para as salas.
09h00: Início da prova de cidadania que terá 1 hora e 30 minutos de duração, contendo 10 questões de múltiplas escolhas e uma redação com, em média, 25 linhas.
10h30: Fim da prova de cidadania. A partir de meia hora de iniciada a prova, o(a) educafricano(a) poderá sair da sala portando o rascunho de sua prova e concentrar-se no auditório, pátio ou espaço reservado para a Reunião Geral com todos/as alunos/as, coordenadores/as, professores/as, universitários/as e colaboradores/as. Haverá um pequeno lanche a ser servido a todos/as.
11h00: Inicio da Reunião Geral da Educafro Regional Baixada Santista
11h15: Desmembramento da Reunião Geral em duas, uma para os universitários e o restante do pessoal fica para a Reunião Geral.
13h00: Término previsto para ambas às reuniões.

Observações

1. Um funcionário da Sede Nacional da Educafro estará presente para fiscalizar o andamento dos trabalhos e conferir legitimidade ao processo de avaliação.
2. É importante lembrar que sem ter feito a avaliação de conhecimentos teóricos (prova teórica) o/a educafricano/a não pode concorrer a nenhum processo seletivo de bolsa no semestre corrente.
3. A contribuição será de R$ 3,00 por aluno participante da prova para custear as despesas do vestibular de cidadania a ser recolhida pelo coordenador do núcleo de origem e repassado ao funcionário da Sede Nacional da Educafro presente na atividade.
4. Coordenadores, favor não esquecer de enviar para o setor de núcleos até 12/12/2009 - sábado, às 21h00min, por meio do email setordenucleos@yahoo.com.br c/c para educafrobaixada@gmail.com, a planilha anexa ao Informe 001/2009 com o nome "cadastro_cidadania_2009.xls", preenchida somente com o nome daqueles/as que estarão aptos a concorrer às bolsas em processos seletivos, sendo assim, somente estes terão suas notas computadas pela Sede Nacional.

Boa sorte a todos/as!


Coordenação Executiva Regional
Projeto Educafro Baixada Santista
" ...fazendo a diferença...."

Nenhum comentário: